terça-feira, 9 de novembro de 2010

Circle ll Circle - Consequence Of Power(2010)



A banda Circle II Circle criada em 2001 pelo vocalista Zak Stevens (ex-Savatage), lança agora seu quinto álbum chamado “Consequence of Power”. Contendo em seu line up Paul Michael Stewart (baixo), Andy Lee (guitarra) e Johnny Osborn (bateria), a banda coloca no mercado um dos plays mais legais do metal melódico deste ano e sem dúvida um dos melhores da banda.
O álbum abre com a excelente “Whisper In Vain” que possuí ótimos riffs e uma “cozinha” forte. Destaque logo de cara para Zak que é um dos vocalistas que mais admiro, com uma voz poderosa e única. Ouça o refrão arrasador com Zak soltando a voz para valer num riff com uma pegada meio hard rock. Pura Energia!”Consequence Of Power” é outro grande destaque!Começo de puro Power metal, veloz e com um tema de guitarras dobradas de muito bom gosto. As paradinhas a lá thrash para entrar no refrão (ótimo por sinal, lembrando alguns momentos de Watching In Silence de 2001), foram muito bem sacadas dando aquela expectativa. Solo exuberante e virtuoso de Andy.
Riff de baixo gordo e pulsante inicia “Out Of Nowhere”, sendo ela com um andamento mais cadenciado, mas sem perder o punch. Refrão mais uma vez fantástico. Preste atenção ao final da música: voz e violão fazendo o refrão que cresce até o clímax com todos os instrumentos. Em “Remember” é possível destacar o pedal duplo na cara e Zak que além de ser ótimo cantando, escreve ótimas letras. Lá pro meio da música vem uma passagem para banguear, antes de um solo arrasador de Andy, que se mostra extremamente hábil e de bom gosto, tanto para seus solos como para riffs.
“Mirage” tem uma pegada mais hard rock e com a entrada da voz vai para um tom mais “sabbathico” e com certo groove. Ótima letra!A pegada mais Power metal e acelerada volta com “Episodes Of Mania”, com direito a arpejos distorcidos de guitarra juntamente com a voz de Zak que nos leva ao clima do Rush na época do Hemispheres. Outro refrão matador para ouvir e já sair cantando e curtindo essa grande música.
Com saudades do Savatage?Ouça “Redemption” e relembre o riff célebre da “Hall Of The Mountain King” do álbum homônimo de 1987,porém a recordação para por ai,visto que Zak baniu de basicamente todo o álbum os teclados(presentes no grupo também até então), provavelmente buscando uma nova identidade e o restante da música ser totalmente diferente.Destaque para o solo de Andy que mais uma vez esbanja técnica e qualidade,fiquei realmente impressionado com esse cara.
O piano se faz presente em “Take Back Yesterday”, abrindo a música de forma muito interessante, piano sozinho dando a deixa para a banda entrar. Talvez a música mais “suave” do álbum, dando um descanso (de certo modo) para o ouvinte. É nesse clima de descanso que surge “Anathema” que francamente é a mais “sem sal nem açúcar” do álbum; vale aqui um comentário: a produção não está entre as melhores, tendo problemas no timbre do solo da guitarra e principalmente da bateria, um som abafado que dificulta em algumas partes ouvir os instrumentos, especialmente a caixa da bateria que some com o pedal duplo. Embora esse problema afete todo o disco, acredito que não comprometeu esse espetacular álbum.
 Finalizando, a meu ver, com chave de ouro, vem “Blood Of an Angel” que é sem dúvida uma das mais belas canções que já ouvi de bandas do estilo. Embora seja uma balada (se é que isso é problema), ela é extremamente trabalhada e com peso na medida certa. Com introdução de piano acompanhado por um belíssimo solo de guitarra, “cozinha” consistente e Zak com seu timbre perfeito para a música, aliados a um ótimo refrão e letra fazem dessa música uma obra prima!
Para fechar essa resenha além de elogiar mais uma vez esse CD, gostaria de dizer que não é possível entender como uma banda tão competente, com uma discografia tão boa e músicos de alta qualidade está ainda meio que no anonimato. Ouça e comprove o valor desse álbum e dessa banda e aprecie essa capa muito legal, embora não muito bem acabada.


Track List:
Whispers In Vain
Consequence Of Power
Out Of Nowhere
Remember
Mirage
Episodes Of Mania
Redemption
Take Back Yesterday
Anathema
Blood Of An Angel


Nenhum comentário:

Postar um comentário