domingo, 30 de janeiro de 2011

Children Of Bodom - Something Wild (1997)


Os finlandeses do Children Of Bodom já anunciaram seu mais novo álbum, Relentless Reckless Forever, que tem data de lançamento prevista para março de 2011. Visto isso, tive a idéia de relembrar o primeiro disco da banda, Something Wild (1997), com o intuito de relembrar o inicio da carreira dessa banda que vem me impressionando a cada lançamento. A formação da banda na época desse play era praticamente idêntica a de hoje, mudando apenas o guitarrista, que na ocasião era Alexander Kuoppala, substituído em 2003 por Roope Latvala.
Deadnight Warrior abre o CD de forma atmosférica, sombria e deveras alucinada, com gritos que podem dar calafrios. O instrumental é primoroso, já demonstrando como esses finlandeses têm técnica apuradíssima. O vocal de Alexi é bem doentio neste disco, um gutural lembrando bem o Black metal norueguês, clara influência neste disco. No mais, curta esta veloz e diversificada música; uma das melhores do CD.
In The Shadows abre com um riff bem aos moldes do Black metal, incluindo blast beats e um teclado bem na cara. Uma música bem atmosférica e cheia de passagens em seus seis minutos. Sem dúvida bem diferente do que a banda adotaria em seus outros discos. A influência do Dimmu Borgir nessa música é muito clara, bem como de nomes como Malmsteen, principalmente no quesito solos de guitarra. Ótima dobra ao final da música, dando um tom de Bathory no seu período Viking metal.
Red Light In My Eyes, Pt. 1 retoma o estilo mais neoclassico, sem perder o tom sombrio que está presente neste disco. Nomes como Bathory voltam na cabeça, principalmente no inicio da música. Outra música diversificada, com diversos ótimos riffs e performance impar de todos os músicos.
Red Light In My Eyes, Pt. 2 tem um tom mais neoclassico que a parte um, a dobra do inicio demonstra isso com clareza. Na metade da música há um solo de teclado, bem assustador, lembrando aqueles filmes de terror da década de 40, realmente bem interessante. A dobra de teclado e guitarra é de saltar os ouvidos nesta música, algo que seria constante na banda.
Lake Bodom é sem dúvida a música que sobreviveu ao tempo deste álbum. Também, o que dizer desse clássico? Tudo que a banda iria utilizar está resumido nesta faixa, guardando algumas mudanças, principalmente na voz. Algo que me chama muita atenção nesta música, além claro da dobra inicial que é perfeita; é o refrão, este fica no seu ouvido por dias, algo que a banda utiliza muito atualmente, fazer refrões marcantes é realmente um diferencial no Death Metal Melódico desses caras. O solo vistuoso de Alexi já mostra o mais novo guitar hero que estava surgindo.
The Nail abre com um riff bombástico, na velocidade perfeita para muito headbanging. Outra música diversificada, com blast beats, solos e teclados na cara; nada de muito diferente de outras músicas do álbum, talvez só o refrão que é bem interessante. Ótima dobra de guitarra e teclado, sempre vistuoso e de bom gosto.
Touch Like Angel Of Death é outra música que já demonstra o que os fãs da banda ouviriam no futuro, dobras um tanto “alegres” de guitarra e teclado, diversas passagens um tanto progressivas com o teclado e refrão que fica na cabeça, além de passagens que remetem ao Hard Rock. Mesmo nesta faixa há a presença de blast beats e diversos tipos de guturais. Ao final da música há um longo solo de teclado, fechando o play.
A minha versão ainda conta com os covers de Silent Scream do Slayer e Don't Stop At The Top do Scorpions, músicas que não tem nada a ver com o resto do álbum, digo na sonoridade dele, de certo que um cover de alguma das bandas citadas acima seria mais apropriado, porém a banda sempre gosta de fazer surpresas e coisa inusitadas.
Tracklist:
1. Deadnight Warrior
2. In the Shadows
3. Red Light in My Eyes, Part 1
4. Red Light in My Eyes, Part 2
5. Lake Bodom
6. The Nail
7. Touch Like Angel of Death
8. Silent Scream (Slayer Cover) (Bonus Track)
9. Don t Stop at the Top (Scorpions Cover) (Bonus Track)




Nenhum comentário:

Postar um comentário