terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Kataklysm - Heaven's Venom (2010)


Por Danilo

A banda canadense formada em 1991 lançou seu mais recente trabalho de estúdio Heaven’s Venom (2010), pela Nuclear Blast Records, como ocorre há tempos. O grupo de Death Metal, que se autodenomina criador do estilo “Hyperblast Northern” tem o mesmo line up de muitos anos: Maurizio Iacono (vocal e guitarra), Jean-François Dagenais (guitarra), Stéphane Barbe (baixo) e Max Duhamel (bateria). Este álbum, diferentemente dos anteriores, não será comentado faixa por faixa, para evitar comentários repetitivos.
“A Soulless God” é o pontapé inicial da brutalidade que é esse álbum. Letras furiosas e riffs que fazem jus ao conteúdo expresso em voz gutural. Instrumentos afinados em notas baixíssimas, como se espera de uma banda do estilo. O riff que abre “A Soulless God” me animou bastante. Riffs muito bem trabalhados que, além de rápidos tem uma rítmica bem interessante. No decorrer da faixa, percebe-se uma forte presença de melodia, que variam entre dobras de guitarra e partes quase sem distorção, carregadas de um feeling melancólico. Max mantém a pancadaria durante grande parte da música.
 “Faith Made of Shrapnel” começa com a banda toda. A bateria muito mais frenética que o restante da banda, que executam uma dobra de clima bem obscuro. Ao contrário das faixas anteriores, esta possui um refrão mais lento, com maior preocupação melódica. A banda aposta na tática de manter uma guitarra executando um riff por inteiro e outra aparecendo somente para adicionar peso, assim como nas faixas anteriores.
“Push The Venom” tem andamento mais arrastado, que ganha mais movimento a cada riff que sucede. As dobras não são usadas com tanta frequência.
“Hail The Renegade” é uma faixa mais interessante: tem muita melodia, peso na medida, riffs mais sincopados e um solo feito por Stéphane Barbe. É isso mesmo: o solo é realmente do baixista. Um tema melódico muito bonito, porém curto. Outra curiosidade da faixa foi a mistura de texturas. Guitarra com som limpo executando um mesmo trecho combina-se com peso da segunda guitarra distorcida aplicando peso. Vale ressaltar que é desta faixa que surge o nome do álbum.
“As The Walls Collapse” é outra música digna de comentários. Além dos riffs tradicionalmente pesados e melódicos e da bateria mais que agitada, essa é única faixa que possui um solo de guitarra, que por sinal é muito bom. Ótimo trabalho de Jean-François.
“Suicide River” tem muito feeling, apesar da sonoridade mais brutal. O refrão é o ápice da faixa. Dobras melódicas com incansáveis notas lançadas geram um clima de certa forma angustiante.
Heaven’s Venom é um álbum que apresenta bons riffs, melodias interessantes, mas parece um tanto fraco na parte de letras. A parte escrita deixa a desejar àqueles ouvintes que buscam nas faixas críticas políticas e sociais, ou algum tema interessante e polêmico. No entanto, se o foco do headbanger em questão for algo mais intimista, que trate de conflitos internos e questões emocionais tratadas com a frieza que se espera do Death Metal, pode ser que a parte escrita agrade mais. As faixas poderiam ser comentadas com mais extensão, mas para isso seria necessário um maior aprofundamento técnico, o que vai contra a proposta de instigar o leitor a ouvir o material da banda e de alcançar tanto os ouvintes do Metal em geral como os músicos e apreciadores do estilo. Essa é a meta do “A Lesson In Metal”

Tracklist:

01. A Souless God
02. Determined (Vows of Vengeance)
03. Faith Made of Shrapnel
04. Push The Venom
05. Hail The Renegade
06. As The Wall Collapses
07. Numb And Intoxicated
08. At The Edge Of The World
09. Suicide River
10. Blind Saviour
11.Das Feuer Lebt

Nenhum comentário:

Postar um comentário