segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tankard - Vol(l)ume 14 (2010)


Lançando seu décimo quarto álbum, os alemães do Tankard demonstram mais uma vez sua importância no cenário do Thrash Metal, mesmo que não sejam devidamente creditados. Com sua formação estável, contando com o mais magro Andreas "Gerre" Geremia (vocal), Andy Gutjahr (guitarra), Frank Thorwarth (baixo), Olaf Zissel (bateria); a banda lança mais um petardo de qualidade para seus fãs, contando com mais melodias sem deixar de lado a pegada “olds school” de sempre.
O disco abre com a longa (para os padrões da banda) Time Warp. Começo com dedilhados no violão já nos faz pensar se é o CD certo, mas não demora muito para termos a certeza, os caras ainda tem o jeito para fazer aquele thrash crossover de sempre, mesmo contando com mais melodias. Essa faixa é um belo exemplo disto, com solos melódicos e tudo mais. Destacar alguém nessa música fica difícil, pois todos estão brilhantes! A voz de Gerre continua em forma, lembrado um pouco Tom Angelripper (Sodom) e Andy se mostra como um dos melhores guitarristas do Thrash Alemão. Tome riffs!
Rules for Fools é sem dúvida uma das melhores músicas do álbum, com um clipe, no mínimo inusitado e muito engraçado. Aumente no máximo para bangear muito com essa música e cantar o refrão extremamente cativante. A letra, sempre carregando aquele humor característico deles, é outro ponto alto da música. Sem dúvidas um novo clássico da banda.
Fat Snatchers (The Hippo Effect) começa com ritmo carregado e arrastado, desembocando em mais uma porrada da banda. Outra música com letra bem engraçada (que já é possível ver pelo título) e performances ótimas de todos. Nesta música é possível perceber elementos do metal tradicional.
Black Plague (BP) começa de repente, pegando-nos de surpresa, ainda bem que é uma boa surpresa, pois se trata de outro petardo bem feito pela banda. A música, embora não seja rápida, possui o velho sentimento que a banda sempre deixou presente em suas músicas. É impressionante como Andy é ótimo em seus riffs e solos extraordinários. Aumente o volume nesta também e cante em plenos pulmões mais um ótimo refrão.
Somewhere in Nowhere é mais uma música nervosa dos caras, ótimos riffs num ritmo perfeito para quebrar seu pescoço ao meio. O baixo se faz bem presente, dobrando o riff principal com a guitarra, dando um charme extra a música, bem como mais um excelente solo proferido pelas mãos de Andy.
The Agency é, em minha opinião, a mais fraca do álbum, talvez por ter um tom muito punk para meu gosto, mas enfim, creio que quem não tem problemas com esse lado mais punk da banda não verá problemas na música, talvez apenas no tempo de música; certamente não precisava de todo este tempo para desenvolver a música. Ao menos o refrão é bem legal.
Brain Piercing öf Death tem um ritmo alucinante, aliado a outro ótimo riff de Andy. Já é possível visualizar diversos moshes e circle pits quando tocarem esta música nos shows. Só não gostei muito do refrão que chega a ser um tanto bobo e infantil, se bem isso pode ser exatamente o que a banda queria passar. Os bumbos nesta música parecem entrar no seu estômago!
Beck's in the City me cativou logo de primeira, após a “Rules For Fools” esta é a minha preferida deste álbum. Ótimo refrão e o andamento da música são perfeitos para quebrar o pescoço mais uma vez. Em algumas partes da música lembramos o Sodom mais uma vez. Esta é certamente uma das mais diretas do álbum e com os riffs mais bem elaborados. Solo matador!
Comdemnation inicia com um som de baixo bem gordo e logo a pancadaria retoma. Outra música com bumbos enfurecidos que martelam os ouvidos e ótimos riffs e refrão, embora não seja uma música que salte os olhos, ela se destaca por passar com honestidade o som característico da banda.
Weekend Warriors com seus mais de sete minutos de música fecha este grande presente para os fãs (e futuros fãs) da banda. Nada de novo aqui, a não ser a grande performance de todos os músicos, mas isto também não é novidade, certo? Divirta-se com a parte melódica da música, em que é possível visualizar Gerre (já bêbado, claro) cantando a música. O humor da banda é, sem dúvidas, contagiante.
Fica difícil tirar mais alguma conclusão deste trabalho dos caras, ta ai uma banda que dificilmente desapontará os fãs, ainda mais agora que estão em plena forma (Gerre que o diga) para conquistar novas coisas. Fica ai a dica de uma grande banda que passou pelo teste do tempo, embora não seja tão reconhecida como Kreator, Sodom ou Destruction.

Track List:
1. Time Warp
2. Rules For Fools
3. Fat Snatchers (The Hippo Effect)
4. Black Plague (BP)
5. Somewhere In Nowhere
6. The Agency
7. Brain Piercing Öf Death
8. Beck`s In The City
9. Condemnation
10. Weekend Warriors

Nenhum comentário:

Postar um comentário