sexta-feira, 11 de março de 2011

Spreading Hate - Nightfall (2009)



A cena brasileira vem revelando nestes últimos anos bandas que tem tudo para cravar seu nome na história; a grande maioria baseia seu som nos anos oitenta ou ao menos flerta com ele, já os paulistas do Spreading Hate apostam num som surgido a não muito tempo atrás lá no velho continente: O death metal melódico. Acredito que a banda seja uma das poucas do estilo aqui no Brasil e tenho certeza que nos representa muito bem, com som de qualidade e grandes composições.
Scythe Of Night abre a demo de forma primorosa. É provavelmente a principal música dos caras, riffs muito bem elaborados e solos virtuosos aliados a marcante voz de Renan Brito (vocal, guitarra). A música carrega muito do som finlandês, seja na técnica quanto na melodia. É possível perceber toques de Children of Bodom antigo e principalmente de bandas como Norther e Kalmah. Porém tudo feito com muita propriedade pelos caras. Ótima música, Renan e Jeff Hita formam uma dupla muito boa e competente nas seis cordas, Eduardo Ayres não fica para trás e faz seu baixo aparecer quando necessário, com linhas inteligentes, trabalhando para a música.
BloodyHeart tem um inicio realmente bonito, arpejos de guitarra limpa usados de maneira muito legal em conjunto com o pedal duplo de Lucas Cassero. Quando as guitarras distorcidas entram nos deparamos com mais uma grande música da banda, uma das minhas preferidas inclusive. Num primeiro momento segue riffs mais cadenciados e um tema muito interessante na segunda guitarra, logo após o ritmo da música cresce com um ótimo riff. Refrão muito legal, seguido com um tema de guitarra, remetendo ao Children of Bodom. Essa música tem muitos riffs e cadencias, ou seja, impossível se cansar dela. Baixo realmente potente e é possível ouvi-lo claramente nesta música. Detalhe para o riff final da música, de muito bom gosto, carregando um ótimo clima e técnica.
Murder abre com blast beats insanos e um ótimo riff, após isso a música toma um rumo mais melódico, com trechos no teclado e riffs cavalgados. Refrão para erguer os braços e cantar, realmente empolgante. Nesta faixa podemos encontrar mais solos virtuosos e de bom gosto, porém devo chamar a atenção na produção, embora seja muito boa para os padrões de uma demo, acho que o timbre da guitarra poderia estar mais na cara, principalmente na hora dos solos, em que é necessário mais destaque. A produção colabora para dar um tom mais intimista nas músicas.
Immigrant Shadow tem um riff inicial bem na linha do Children Of Bodom, principalmente na época do Hatebreeder (1999), alias, essa é a mais COB de todas! riffs empolgantes e ótimas melodias completam o pacote. Música para banguear sem dó! O vocal se aproxima ao de Mikael Stanne (Dark Tranquillity) e os solos são os melhores de todo o trabalho. Excelente música!
Lightning Into Darkness é a última faixa deste play e só posso dizer que a música mantém o alto nível que é apresentado. Essa aqui tem toques de Children Of Bodom, Kalmah e Dark Traquillity, especialmente pela linha de teclado presente. Seu ritmo é mais cadenciado mas com muito peso e ótima melodia, enfim, não achei excepcional, no entanto é uma composição de alto nível e muito honesta, só não figura entre as melhores na minha opinião. Detalhe no solo, deveriam ter regravado, pois os bends sairam um tanto esquisitos, algo que a banda certamente consertará quando lançar seu debut.
Finalizando, só posso dizer meus sinceros parabéns a banda por fazer algo que tem público restrito aqui no país e que apresenta composições tão maduras como estas. Estou ancioso pelo debut dos caras, basta cuidar para que a produção fique melhor e consertar alguns probleminhas que aparecem aqui e acolá. Seguindo essa linha, não irá demorar muito para que estes caras conquistem novas coisas.
Para ouvir, acessem o myspace da banda: http://www.myspace.com/spreadinghate

Um comentário:

  1. Nossa cara, sem dúvidas uma das resenhas mais profundas que fizeram desse play! Parabens pelo seu trabalho! E muito obrigado pela sinceridade e conhecimento sobre death metal melódico. Pois como vc conheçe, vc tem pontos de referencia e sabe o que fala. Enfim, muito obrigado por nos ajudar upando o Spreading Hate no seu site, de verdade!!!!
    Abração irmão

    ResponderExcluir