sábado, 4 de dezembro de 2010

Allen-Lande - The Showdown(2010)

Mais um grande projeto toma vida este ano!Dois dos mais renomados vocalistas do metal se juntaram mais uma vez para um álbum muito competente e interessante para os fãs de ambos e do metal melódico em geral. Jorn Lande (Masterplan) e Russell Allen (Symphony X), juntamente com o faz tudo Magnus Karlsson(guitarra,teclados e baixo) e Jaime Salazar(bateria) souberam como aliar peso e melodia em músicas muito cativantes, apesar de um pouco repetitivas.Vamos a elas:
A bombástica The Showdown abre o CD de forma intensa, ótima orquestração no inicio, seguido de um tema muito legal de guitarra e ambos detonando no vocal. Ótimo solo e refrão, simples, porém cativante. Allen canta com a alma nessa música!A melhor música do álbum em minha opinião, não deixe de conferir se curtir o bom e velho(?) metal melódico!
Em seguida vem Judgement Day, que virou o single e videoclipe do álbum, esta só cantada por Jorn. Também com intro orquestrada, ela segue basicamente a mesma linha da primeira, entretanto ela tem um tom menos “alegre” e é mais arrastado, um tipo de “baladinha”. Ótima letra, interpretada grandiosamente pelo David Coverdale, quer dizer, Jorn Lande!
Never Again segue a linha das anteriores com um carão mais de metal melódico. Ambos cantam nela e a combinação não poderia dar errado. Allen conta com uma voz mais flexível e limpa, dando um toque especial a música. Mais um refrão legal para sair cantando e um solo bem virtuosístico, sem perder a melodia.
Turn All Into Gold conta com uma introdução belíssima; um tema muito legal no teclado que é transposto para a guitarra dando o ar da graça nessa música. Nessa aqui contamos apenas com Allen nos vocais. Cante a plenos pulmões o refrão!
Em Bloodlines a voz de Lande lembra MUITO o David Coverdale, e como grande fã do cara, já comecei a torcer o nariz por essa semelhança. Já conheço outros trabalhos de Lande (embora nunca tenha ouvido um álbum sequer do começo ao fim numa tacada só) e o que sempre pega nele é a semelhança com David. No mais, a música segue o padrão melódico do álbum, com um toque de teclados no refrão que empolga bastante.
Seguindo o revezamento, vem Copernicus cantada só por Allen. Outra música melodiosa, lembrando até um pouco o Jorney. É valido salientar que nessa altura você já esqueceu que se trata de um álbum de metal. Embora seja uma boa música, para aqueles que necessitam de peso e velocidade, já podem tirar o CD. O andamento muito similar de cada música torna a audição da sexta faixa certo fardo!O refrão conjunto com um solo de guitarra lá para a metade da música dá um gás a mais, muito bonito esse trecho, seguido por um espetacular solo de guitarra.
We Will Rise Again conta com os dois no vocal e é mais animadinha. Clichê do metal melódico. Devo dizer que gostei muito da música, principalmente pelo clima do refrão e a letra bem sacada. The Guardian possui um riff hard rock de muito bom gosto, outra música com ambos mandando muito no vocal. Refrão potente, digno de muitos pulos e mãos ao ar. Destaque ao virtuosismo mais uma vez apresentado por Magnus.
Maya segue o padrão do álbum, iniciando com teclados e a voz de Allen, desembocando em um som bem melodioso e ao mesmo tempo pesado. Ainda se trata de uma balada, mas com um padrão alto de qualidade. Russell dá show nesse tipo de música.
The Artist inicia com uma bela orquestração e um belo tema de guitarra, após isso vem uma parte com Jorn cantando sozinho, alias nessa música seu vocal tem muito mais personalidade, dando um toque bem diferente a canção. No meio da música há uma mudança de andamento, tornando a audição bem agradável junto com um belo solo.
O ínicio de Eternity lembra o de Never Again, com diferença que apenas Russell aparece cantando. Mais uma faixa bem melódica e deveras cansativa. O riff na metade da música é o ponto alto, primeira parte que da pra ensaiar um headbang. Solo virtuose marca mais uma vez esse guitarrista de mão cheia que é o Magnus.
Finalizando temos a faixa bônus, Alias, que apesar de começar com umas viradas de bateria, tem o mesmo jeitão das outras músicas, tema muito bem bolado de guitarra, os dois cantando e aquele clima meio alegre. É uma das músicas que mais gostei do álbum, vale conferir essa música também. Álbum indicado para apreciadores do estilo e fãs de ambos os vocalistas.

Track List:

  1. The Showdown
  2. Judgement Day
  3. Never Again
  4. Turn All Into Gold
  5. Bloodlines
  6. Copernicus
  7. We Will Rise Again
  8. The Guardian
  9. Maya
  10. The Artist
  11. Eternity
  12. Alias (Bonus track)

Nenhum comentário:

Postar um comentário