sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Helloween - 7 Sinners (2010)




Após o comemorativo Unarmed, que, me perdoem os fãs, foi uma bosta, eis que a banda aposta num som mais pesado dos primordios com o novo álbum Seven Sinners (ou 7 Sinners), que vem de vez para calar a boca daqueles que já não esperavam mais nada da banda. Peso, melodia e ótimos refrões, tudo fazendo parte deste ótimo CD.
Hoje a banda está com sua formação estável com: Andi Deris(vocal), Michael Weikath e Sascha Gerstner(guitarras), Markus Grosskopf(baixo) e Dani Loeble(bateria). Interessante reparar que com exceção de Dani, todos assinam faixas no álbum, seja letra ou parte instrumental.
Where The Sinners Go começa com uma batida tribal e um ótimo riff, pesado e bem cadenciado, fazendo todos bangearem. Andi Denis demonstra todo o poder de sua voz com a ótima interpretação vocal nessa faixa. Detalhe no ótimo refrão e na releitura da música Sinner (Judas Priest) lá pros 2 minutos de música. Solos poderosos e marcantes, cheios de técnica e melodia. Uma das melhores do álbum!
Are You Metal demonstra o que a banda quer com esse CD: Metal! Após uma introdução de teclado, a fúria começa com o ótimo riff que é seguido com o teclado. Mais uma vez ótimas passagens para cantar a plenos pulmões. Esta música tem tudo para se tornar um novo clássico da banda. Repare aos 2:08 min, como a música da uma acelerada brutal, seguido de uma belíssima dobra de guitarras e ótimo solo de Sascha.
Who Is Mr. Madman? também começa com teclados e Biff Byford (Saxon) fazendo um prólogo antes da pancadaria começar, Dani se mostra como um tremendo baterista, dando aula em todas as faixas, outro detalhe é a ótima produção do álbum, guitarras cortantes mas bem definidas e baixo dando todo o peso e bem presente. Ótimo refrão, típico da banda, puro metal melódico. Trabalho de guitarra bárbaro, solos, riffs e dobras demonstrando bom gosto e muita técnica.
Raise The Noise tem uma pegada bem hard rock que também é bem típica dos trabalhos mais antigos da banda. Embora seja uma boa música, não faz frente às três primeiras, a voz de Andi fica um pouco enjoativa nessa faixa, provavelmente por ser extremamente aguda. Afora isto, outro exemplo de refrões ótimos que a banda faz. Destaque ao solo de flauta ou algo do tipo, bem diferente para os moldes da banda.
World Of Fantasy começa como se viesse do espaço direto aos seus ouvidos. Música bem típica do Power metal praticado pela banda, ótimos riffs, letra bem sacada, só a voz que achei um pouco enjoativa, principalmente por ser cantada com backing vocal na maior parte da música. Outro exemplo de refrão cativante e “grudento”.
Essa faixa me impressionou por diversos motivos, Long Live The King é para mim uma clara homenagem ao mestre Dio, leia a letra e tire suas conclusões. Ótimo refrão que faz alusão a Breaking The Law (Judas Priest). Na verdade parece que essa música é uma grande homenagem a diversos ícones do metal, inclusive na voz de Andi que lembra bem a voz de Kai Hansen (Gamma Ray, Ex- Helloween). Enfim, outra música muito bem feita, engrandecendo ainda mais esse trabalho.
Temos uma “pausa” com a belíssima The Smile Of The Sun, a voz de Andi pode parecer forcada, mas dá o toque especial a música. Ótima letra e refrão matador; todo o trabalho de guitarra é também surpreendente, melódico e rico. Delicie – se com essa canção matadora.
Se fosse resumir You Stupid Mankind em uma palavra seria “moderno”. Vários elementos novos estão presentes nessa música, desde breakdowns de guitarra até sons sintetizados. Eu achei a música excelente, mostra que a banda não fica presa ao passado e usa com maestria as coisas mais novas. Ótima letra e refrão ultra grudento, não sai da cabeça! O trabalho das guitarras é outro destaque, dobras e solos técnicos e melódicos, mas que dupla de guitarristas!

A acelerada If a Mountain Could Talk possui provavelmente o refrão mais grudento do álbum, fica por dias ecoando na sua cabeça e é com certeza o ponto alto da música. O trabalho de Dani é excelente nessa faixa e é claro, riffs poderosos e Andi cantando muito. Senti que a música da uma perdida após os solos virtuosos, o que a deixa cansativa. Detalhe para o belíssimo solo que aparece lá pro final da música.
The Sage, the Fool, the Sinner começa com um riff muito bem trabalhado só que a música prega uma peça no ouvinte e vai para uma direção mais melódica. Não achei nada de extraordinário nessa faixa, a exceção do refrão e do riff inicial; é possível perceber alguns toques modernos a canção.
My Sacrifice tem um inicio épico, mas logo desce a pancadaria, outra grande faixa do álbum, refrão épico e cativante. Destaque mais uma vez para Dani que demonstra um punch brutal, principalmente quando começa a tocar no contratempo da música, algo difícil e da um toque especial e um tanto caótico. Achei a voz de Andi muito aguda e forçada, deveria ter dosado mais em certas horas.
A sombria Not Yet Today possui pouco menos de 1 minuto, apenas Andi cantando (ou declamando) algo que seria a despedida de um amigo para alguém que está para morrer. Servindo apenas como introdução para Far in the Future, não menos sombria. Riffs arrastados, batucadas de Dani, isso até Andi começar a cantar, ai a música perde todo o clima e vira, digamos “comum”. Bela música, um tanto frustrante, porém merece o tempo “gasto” para escutá-la
 A faixa bônus da “edição de luxo” I'm Free começa um tanto esquisita e se desdobra numa das músicas mais legais do CD, pesada e rápida, com um ótimo refrão e desempenho espetacular de Andi. Se tiver a chance, compre com essa faixa que é matadora. No mais a música se assemelha bastante com as músicas do inicio do álbum.
O Helloween conseguiu suprir as expectativas dos fãs por um álbum mais Metal, isso é incontestável. A utilização de elementos mais modernos (le- se ai também os timbres) faz deste álbum um dos mais legais da carreira da banda nos últimos tempos. È possível distinguir duas partes no álbum: num momento músicas mais diretas e em outro, músicas complexas, longas e um tanto iguais entre si; o que não tira a grandiosidade desse trabalho. 





Track List:
·                                 01. Where The Sinners Go
·                                 02. Are You Metal?
·                                 03. Who is Mr. Madman?
·                                 04. Raise The Noise
·                                 05. World Of Fantasy
·                                 06. Long Live The King
·                                 07. The Smile Of The Sun
·                                 08. You Stupid Mankind
·                                 09. If A Mountain Could Talk
·                                 10. The Sage, The Fool, The Sinner
·                                 11. My Sacrifice
·                                 12. Not Yet Today
·                                 13. Far In The Future
                        14. I’m Free (Exclusive Bonus Track) 


É possível ouvir o álbum no myspace da banda : Helloween

Nenhum comentário:

Postar um comentário